
A Associação de Futebol do Algarve, na sua revista mensal, tem na sua capa uma fotografia tirada no Campo das Gaivotas com dois dos nossos jogadores em destaque e publica ainda um artigo de duas páginas completas dedicado ao nosso Clube, onde é novamente abordada a questão da prometida construção Complexo Desportivo de Armação de Pêra.
A este respeito importa ainda referir que, na nota de abertura desta sua revista, a Associação de Futebol do Algarve faz ainda uma nota de abertura a que dá o título de "Últimos Guerreiros na Era da Poeira", numa referência clara ao nosso Clube e à UD Castromarinense.
No referido artigo pode ler-se:
LONGA ESPERA PELA CONSTRUÇÃO DO NOVO PARQUE DESPORTIVO
DIRIGENTES DO ARMACENENSES ESTÃO CANSADOS E DESMOTIVADOS
O Clube de Futebol "Os Armacenenses" continua por mais uma época instalado no velhinho Campo das Gaivotas, com uma invejável localização - bem junto à praia - mas sem corresponder, de há muito, às exigências dos dias de hoje para a prática desportiva. "A construção de um novo recinto é uma promessa que tem sofrido sucessivos adiamentos por parte do executivo municipal de Silves", lamenta o presidente Fernando Serol. Há pouco mais de uma ano "garantiram-nos que no início da campanha desportiva em curso o problema estaria resolvido. Assim não sucede, as obras nem sequer tiveram início e, na minha opinião, esta época não existem condições para que possamos, finalmente, mudar de casa. Infelizmente, não vejo perspectivas de, num curto espaço de tempo, serem criadas as condições necessárias para deixarmos o Campo das Gaivotas."
A situação, assinala Fernando Serol, "é angustiante e não afecta apenas a equipa principal mas todo o sector da formação, no qual temos vindo a investir ao longo dos últimos anos, na esperança de a breve trecho trocarmos o pelado pelo piso sintético. As pessoas sentem-se desmotivadas e, como desempenham os seus cargos de forma desinteressada, por amor à terra, ao clube e ao desporto, há também alguma sensação de desespero e de impotência."
DESCONFIANÇA
O líder do Armacenenses apercebe-se desses sinais "nas conversas com os colegas de direcção, cansados de esperarem e sem perceberem o comportamento da autarquia, que umas vezes invoca motivos de ordem logística e noutras ocasiões apresenta justificações de ordem económica. A verdade é apenas uma: os prejudicados são, sobretudo, os jovens de Armação de Pêra, impedidos de fazerem o que mais gostam nas condições desejáveis. Sentimo-nos magoados por sucessivas promessas não concretizadas."
Nos últimos tempos a crise económica tem vindo a acentuar-se "e isso só serve para nos deixar mais preocupados, pois se quando não se falava nisso a obra não avançou com a celeridade desejada, apesar das sucessivas promessas, agora dispomos de sobejos motivos de desconfiança, instalando-se uma crescente e desmotivadora incerteza."
O Armacenenses dispõe de equipas em todos os escalões etários, que utilizam diariamente o velhinho pelado. "Infelizmente, não conseguimos dar uma resposta satisfatória à população jovem da nossa terra, no que concerne à prática do futebol. Por muito qualificados que sejam os técnicos (e tem havido esforço relevante nesse sentido) ou por maior que seja o investimento em equipamentos e outros aspectos, num pelado antigo, com o pó ou a lama a marcarem presença consoante as condições climatéricas, não há condições para desenvolvermos o trabalho que desejamos. Fazemos um esforço enorme para que todas as equipas possam treinar num espaço reduzido e de péssima qualidade."
MELHOR POSSÍVEL
Embora "exista uma forte mística e muitos dos miúdos que aqui começam acabem por habituar-se às dificuldades, outros preferem servir clubes vizinhos, com melhores condições. Se olharmos à volta, todas as localidades em que se pratica futebol dispõem de melhores condições que o Armacenenses", assinala Fernando Serol.
O mandato dos actuais corpos sociais termina em Maio de 2011 e, no actual quadro, "será muito difícil chegarmos ao fim deste percurso com aquilo que mais queríamos, o novo parque desportivo. Os corpos sociais contam com muitas pessoas que dão o melhor de si em prol do clube, com grande esforço, e há um sentimento de frustração que pode afastar muita dessa gente extremamente válida."
No que concerne à participação da equipa sénior no campeonato da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Algarve, os objectivos "passam por fazer o melhor possível, dentro dos condicionalismos existentes. O clube é conhecido pelo seu ambiente familiar, e isso ajuda a que consigamos manter no grupo ou trazer alguns jogadores que valorizam tais aspectos, pois, de contra´rio, estariam a representar clubes com recintos dotados de piso sintético ou relva natural. Temos alguma tradição nas competições distritais e queremos assegurar a manutenção e, concretizada essa meta, lutar por uma boa classificação, sabendo da competitividade reinante e da reconhecida valia de muitos dos adversários."
Raio Azul
Adepto descontente com os resultados dos jogos
Emigrante (Armação de Pera)
adepto
Atleta
Fernando Alberto Santos (Silves/Armação de Pêra)
Vasco Luís Rodrigues Martins Bucho 
